Buscar
  • Jeferson Duval

Liderança e motivação – dicas de como motivar sua equipe

Al longo dos proximos posts vou passar 5 dicas ultra eficazes para motivar sua equipe!!



“As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho – e é por isso que ele é recomendado diariamente!” Zig Ziglair.

Eu sempre achei essa frase o máximo. Mas a verdade é que apesar de verdadeira, manter uma equipe motivada pode não ser a mais fácil das missões.

E ao contrário do que alguns líderes pensam, a motivação não é apenas de responsabilidade do funcionário, mas algo que o líder também deve se preocupar e ajudar.

O trabalho fica fácil quando as pessoas estão motivadas!

Você pode ter a melhor equipe técnica do mundo, se eles não estão motivados, não alcançarão seu total potencial.

Mas, o que é motivação?

Quando as pessoas estão motivadas elas simplesmente fazem o trabalho delas. Elas simplesmente vão lá e realizam. Quando as pessoas estão motivadas elas sabem o porquê estão realizando aquela tarefa, elas sabem onde aquilo vai leva-las. Elas curtem ao máximo o que estão fazendo e muitas vezes entram em estado de “flow”.

Se você precisa gritar, se impor e ameaçar sua equipe para que o trabalho seja feito, tenha em mente que provavelmente eles estão passando bem longe da tal motivação. Mas fique calmo, você pode ajudar!

Liderança e motivação

Antes de dar as dicas de como motivar sua equipe, vamos falar um pouco sobre os tipos de motivação.

Basicamente existem dois tipos:

Motivação extrínseca e motivação intrínseca.

A motivação extrínseca vem de fora (e é mais fácil de você trabalhar). É quando os funcionários estão motivados pois sabem que ao realizar determinada tarefa vão ganhar algo com aquilo. Seja um aumento, um dia de folga ou algum tipo de bônus. Mas não se engane. O tal medo de perder o emprego também é considerado como motivação intrínseca, já que alguns vão trabalhar somente para não serem mandados embora. Resta saber qual desses tipos de motivação extrínseca você quer aplicar na sua liderança.

Já a motivação intrínseca é própria do funcionário, ou “vem de dentro” e podemos considerar que seja aquela vontade de fazer um bom trabalho, o amor pela sua profissão ou um desejo pessoal de superar o desafio que está sendo proposto.

Uma análise interessante que podemos fazer é que muitas vezes um tipo de motivação puxa ao outro. Por exemplo, vamos supor que você decida oferecer um bônus financeiro para que a equipe se motive e execute uma determinada tarefa com maestria e no menor tempo possível.

Possivelmente as pessoas não vão se motivar apenas pelo dinheiro, mas sim pelo que elas vão realizar com aquele dinheiro. Aquela conta que vão finalmente conseguir pagar, ou aquela reforma na casa que finalmente vai sair. Esses são motivos individuais e que vieram de dentro de cada um deles, mas que foram causados devido à uma motivação extrínseca!

Leve em consideração que cada membro da equipe é diferente e tem motivadores diferentes. Conhecer sua equipe a fundo não é perda de tempo! Pelo contrário. Ao conhece-los você conseguira encontrar uma boa fonte de inspiração sobre o que os motiva tanto intrínseca quanto extrinsecamente e conseguirá fazer uma boa combinação para motivar a todos e ter finalmente o trabalho feito com amor.

Financeiramente por que a motivação importa?

Pode ser que você seja o tipo de líder que está se perguntando: e o que toda essa motivação vai fazer pelas vendas ou pelo caixa da empresa? Bom, se esse for seu caso eu realmente recomendo que você leia esse texto aqui sobre liderança antes de continuar e comece a considerar uma mudança na sua forma de liderar.

Mas, mesmo assim vou explicar os efeitos que isso tem no “financeiro” da sua empresa.

Não importa de qual área seja a sua equipe. Equipes motivadas produzem mais, com mais eficiência e em menos tempo! E isso gera uma grande economia de recursos para sua empresa.

Se antes sua equipe produzia 10 unidades de algo em 1 dia de trabalho, uma equipe motivada pode produzir 15. Duvido que você consiga algo parecido usando os mesmos recursos que você tinha antes.

Além disso, funcionários motivados costumam faltar menos, “enrolar” menos e se distrair menos!

Resumindo, MOTIVAÇÃO = AUMENTO NA PRODUTIVIDADE.

0 visualização

(51)998650072