Buscar
  • Jeferson Duval

Então, o que é liderança?



“A única definição de líder é alguém que tem seguidores” – Peter Drucker.

E é por isso que a liderança passa longe da manipulação. É por isso que a liderança passa longe de simplesmente mandar e as pessoas obedecerem. Se você precisa gritar e obrigar as pessoas a te seguirem, a fazerem o que você quer, você não está sendo um bom líder.

Quais as características de um líder?


Um bom líder inspira uma visão de futuro

Uma visão é uma excelente forma de mostrar de forma clara e convincente onde você quer estar no futuro. Visões ajudam a dar direção, definir prioridades e ainda dão um objetivo a ser cumprido para você saber quando atingiu o que precisava ser atingido.

Mas não basta criar qualquer visão, ela precisa ser atraente! Visões atraentes são aquelas que as pessoas conseguem ver, sentir, entender e engajar. Líderes efetivos conseguem transmitir uma imagem bem clara de como o futuro será após terem atingido a meta. Eles contam histórias inspiradoras e explicam suas visões de forma que todo mundo se sente inspirador e tocado por ela.


Um bom líder inspira e motiva as pessoas

Normalmente quando um novo projeto é iniciado as pessoas estão super entusiasmadas. Mas toda essa motivação vai acabando, e cabe ao líder manter as pessoas motivadas.

Líderes não devem liderar dizendo as pessoas o que elas têm que fazer. Líderes tem que fazer com que as pessoas queiram fazer aquilo. O método mais fácil é ajuda-las. Assim isso cria um senso de retribuição e elas vão querer fazer algo em troca por você.

Aqui nesse texto nós já conversamos bastante sobre motivação e liderança. Então, você pode le-lo para se aprofundar mais no assunto e relembrar como usar a motivação intrínseca ou extrínseca para manter sua equipe motivada e produtiva.


Líderes precisam tirar o melhor das pessoas

Se você fica o tempo todo focado no quanto sua equipe não é boa, provavelmente eles não serão bons. Que tal olhar para as qualidades deles e passar a trabalhar com isso?

Você precisa encontrar o melhor em cada um dos seus liderados! Além disso, ao trabalhar para encontrar os pontos positivos de cada um dos membros da equipe, você ainda vai conseguir conhece-los mais profundamente, o que ajuda – e muito – no processo de motivação.


Liderança é doação.


Você é a pessoa que está na posição de encontrar forças ocultas, alavancar a equipe e comemorar com eles. Doe seu tempo e suas experiências de forma generosa e não espere nada em troca.

Líderes que retém conhecimento, costumam reter suas equipes também.

O importante a ser levado em consideração quando queremos saber a fundo o que é liderança é que essa definição varia muito de pessoa para pessoa e de situação para situação. O importante é sempre lembrar de seguir exemplos contrários dos líderes autoritários que gritam, humilham e manipulam pessoas.

Para ser realmente um líder, você precisa ter seguidores e você não pode obrigar ninguém a te seguir verdadeiramente! Mude a sua postura como líder e veja as mudanças na sua equipe!







0 visualização

(51)998650072